As mães hebréias
Engraçado que o poder não está onde pensamos,por costume ,que está :do lado dos faraós ( os “casas-grandes)deste mundo.!Por ,isso o faraó ,naquele tempo, , ficou impressionado com o número de filhos das mães hebréias. No nosso tempo ,os europeus se impressionaram com o número de filhos dos africanos, dos
turcos,dos muçulmanos. Pelo mundo afora, hoje em dia ,espalhou-se o medo das crianças. Daí as insistentes campanhas para que não nasçam muitas crianças para que adotem políticas a fim de que as pessoas tenham apenas um filho.
O faraó antigo é muito parecido com os “modernos faraós”.Ele mandou que matassem os meninos de Israel ! Como não havia técnicas disponíveis para o aborto feito por médicos , as parteiras deviam sufocar os meninos nascidos.Um pouco diferente do que está acontecendo na China e na Índia : com a política dos “faraós” de lá ,cada casal só pode ter um filho .Com a preferência tradicional por filhos homens ,começa a haver um desequilíbrio crescente .Alguns estudiosos avisam que em poucos anos , na China ,75% da população será masculina.......Dá para imaginar?
Se os faraós tem tanto medo das crianças é que o poder deles é coisa de nada: “Vamos proceder sabiamente contra os hebreus, para que não se multipliquem mais”.Assim os oprimiram com trabalhos pesados nas construções do faraó. Nos nossos tempos ,há tanto trabalho para pagar as contas, o problema de moradia é tão agudo ,a necessidade de “ter um carro”( ou mais de um ) é tão impiedosa, que o “jeito” é ter só um filho.
Assim ,mães e filhos são o poder da vida ,que apavora os falsos poderosos deste mundo ,mais preocupados em construir seus palácios cada vez mais fabulosos! Contudo ,os faraós não contam com Deus ,que gosta de crianças! E tomou partido das crianças, das suas mães e das parteiras: ”Por isso ,o Deus da Vida se mostrou propício com as parteiras. O povo continuou a crescer e a tornar - se extremamente forte. Quanto às parteiras ,por terem temido a Deus, Ele lhes concedeu família”
Mensageiro do Coração de Jesus
Coisas da Bíblia- Pe Paiva,SJ