domingo, 14 de novembro de 2010

Cristo Rei

Embora os reis, hoje sejam poucos, contudo restam em nosso meio imaginário os resquícios da figura real investida de poder ,morando em palácios maravilhosos , tendo muito dinheiro ...... Nada mais falso que tudo isto para um Cristo Rei que nasce num estábulo, que vive no meio de gente simples e pobre, que morre numa cruz .
Por isso também nada mais real para essa festa, que as palavras da Carta aos Filipenses :” Ele subsistindo na condição de Deus , não pretendeu reter para si ser igual a Deus . Mas aniquilou-se assumindo a condição de escravo tornando-se solidário com os homens.... humilhou-se ,feito obediente , até morte, morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou .A realeza é o resultado final de todo este processo, cujos passos se constituem no serviço e no amor aos irmãos
Cristo Rei é titulo dado a Cristo , oficializado aos 11 de dezembro de 1925 , o Papa Pio XI publicou sua Encíclica Quas Primas em que tornava a expor o fato do reinado de Cristo sobre toda a humanidade explicando seu significado.
A solenidade de Cristo Rei ,encerra o ano litúrgico , sendo comemorada na semana anterior ao primeiro domingo do Advento.
Nesta festividade comemora-se também o Dia do Cristão Leigo. As leituras procuram mostrar que tipo de rei é Jesus: sua realeza não se baseia na injustiça e na opressão , na força e no poder , mas no dom que faz de si mesmo , em favor da humanidade .Cristo Rei e´ a presença viva e constante na comunidade dos que se comprometem com Ele , caminhando junto dela para apressar o advento do “novo céu e nova terra “

Fonte- Folhinha do Sagrado Coração de Jesus
Bíblia Sagrada- Dicionário Informativo Bíblico,Teológico e Litúrgico

Nenhum comentário:

Postar um comentário